(Amazonetta brasiliensis)
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Ampla ocorrência em lagoas e brejos, em todo o Brasil.
Características: Pernas vermelhas. O macho tem bico vermelho, face, lado do pescoço e garganta de coloração branco sujo, peito ocre. A fêmea difere do macho, pois tem o bico cinza e duas manchas brancas acima e diante dos olhos, a face e os lados do pescoço são mais claros. Em voo, tanto no macho como na fêmea se nota uma grande área verde azulada nas asas. Seu voo é geralmente rápido e baixo. Costumam viver em bandos de até 12 aves, algumas vezes são encontradas nas margens juntamente com irerês e marrecas caboclas.
Alimentação: Alimentam-se em banhados onde encontram pequenos crustáceos, peixes e invertebrados como minhocas ou insetos que encontram na água.
Reprodução: Se reproduzem geralmente do fim do verão ao começo do inverno, depositam seus ovos em ninhos perto da água, costumam ter até nove filhotes que ficam com a mãe até atingirem a capacidade de voar.
Curiosidades: Também conhecido como marreca-ananai, asa-de-seda e paturi. Amazonetta - do rio Amazonas + netta, do grego que significa pato e brasiliensis - do Brasil.
Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
Pé-vermelho(Amazonetta brasiliensis) Wikiaves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/pe-vermelho. Acesso em 12/01/2012.
0 comentários:
Postar um comentário