(Athene cunicularia)
Ordem Strigiformes
Família Strigidae
Muito comum em campos, pastos, terrenos baldios,etc.Vive bem em áreas urbanas. Mede aproximadamente 23 cm, os machos são um pouco maiores e de coloração mais clara que as fêmeas.
Características: Olhos amarelos, sombracelhas brancas, pernas emplumadas; por cima marron com manchas brancas, por baixo coloração branco sujo com manchas cor de terra , fêmeas mais escuras que os machos. Vive geralmente em grupos familiares ou em casais. Terrícola, tem hábitos diurnos e noturnos.
Alimentação: Alimenta-se principalmente de insetos, mas pode predar também roedores, filhotes de aves, répteis, entre outros.
Reprodução: Contrói seu ninho em buracos no solo, ás vezes em cupinzeiros, embaixo de pedras, em buracos de tatu, entre outros. O macho fica com a tarefa de buscar alimentos e proteger os filhotes enquanto estão no ninho. São estremamente protetoras dos filhotes, ao sinal da aproximação de qualquer perigo encaram o invasor, emitem gritos de alarme e se necessário atacam. Quando os filhotes ouvem os gritos de alerta dos pais, se escondem no buraco do ninho.
Curiosidades: O nome cunicularia vem do latim cunicularius = mineiro. A coruja buraqueira tem o hábito de colocar estrume em volta da entrada do ninho, o estrume atrai o besouro-do-estrume, que acaba servindo de alimento para as corujas.
Para visualizar mais imagens desta ave clique aqui.
Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
Coruja buraqueira-Fauna-Terra da gente.Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,32;4,coruja-buraqueira.aspx. Acesso em 05/01/2012.
Coruja buraqueira (Athene cunicularia) Wikiaves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/coruja-buraqueira. Acesso em : 05/01/2011.
0 comentários:
Postar um comentário