Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Andorinha-pequena-de-casa

(Notiochelidon cyanoleuca)
Ordem Passeriformes
Família Hirundinidae

Características: mede 12 centímetros, embora seu dorso superior, em função da luz, pareça ser negro, na verdade tem um tom azul-metálico. Apenas suas asas e cauda é que são pretas.
Alimentação: Formigas e cupins alados.

Reprodução: Na natureza, a andorinha-pequena utiliza buracos em barrancos, escarpas e rochas, tanto para nidificar quanto para pernoitar. Nas cidades, o "terreno" preferido são as frestas dos telhados. O ninho tem formato de tigela, confeccionado principalmente em palha. Às vezes ele é cimentado com fezes de gado e recoberto de penas. A fêmea põe entre 3 e 5 ovos, que são incubados somente por ela. Ao macho cabe alimentá-la. Quanto aos filhotes, eles dividem essa tarefa.

Curiosidades: As andorinhas passam o dia a voar. Só quando o tempo está ruim ou resolvem descansar um pouco, é que usam como base as árvores, as antenas de tevê e os fios de alta-tensão. Às vezes são vistas a fazer voos rasantes sobre lagos e represas para beber água. No caso da pequena, ela também é migratória, mas não de grandes distâncias. Migra mais para fugir do frio.

Nome cientifíco: Notiochelidon- do grego notios= do sul + khelidon =andorinha ( referência ao fato do habitat destas andorinhas ser a América Tropical); cyanoleuca- do grego kuanos = azul-escuro+ leukos = branco.

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Andorinha-pequena-de-casa-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,183;4,andorinha-pequena-de-casa.aspx. Acesso em: 10/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário