Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Beija-flor tesoura

(Eupetomena macroura)
Ordem Apodiformes
Família Trochilidae


Características: O beija-flor-tesoura ou tesourão mede 18 cm. A sua maior característica é a cauda bifurcada profundamente que toma quase 2/3 do tamanho total. Sua cabeça e pescoço são azuis, a plumagem é verde-escuro brilhante. É um dos maiores da família e mais briguentos.

Alimentação: Néctar de flores e também artrópodes (insetos e aracnídeos) que garantem aos beija-flores às proteínas necessárias, absolutamente indispensáveis ao crescimento dos jovens. Pegam insetos em teias de aranha, em frestas de buracos de paredes, em fendas de árvores.
Reprodução: No acasalamento macho e fêmea realizam vôos em zigue-zague. O ninho desta espécie é construído em forma de tigela aberta sobre um ramo mais ou menos horizontal ou em uma forquilha, feito de paina ou outro material macio, fiapos de lâminas de xaxim, fragmentos de folhas, liquens, musgo, entre outros; utilizando de líquido (podendo ser saliva, seiva ou néctar regurgitado). Põe dois ovos brancos e alongados, o tamanho corresponde ao de um feijão branco. Somente a fêmea incuba os ovos e os filhotes nascem após 15 dias e deixam o ninho após três semanas.
Curiosidades: Tem um papel importante na polinização de muitas plantas. O metabolismo dos beija-flores é mais acelerado entre as aves. Á noite, quando não pode voar, reduz o metabolismo, o coração desacelera, de uma média de 1000 batimentos por minuto para apenas 30.

Nome científico: (Eupetomena macroura) Eupetomena- do grego eu = agulhão + petomenos = voando, macroura- do grego makros = longo, comprido + ouros = rabo, cauda.

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005. 
Beija-flor-tesoura-Fauna-Terra da Gente. Dissponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,120;4,beija-flor-tesoura.aspx. Acesso em: 10/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário