Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Beija-flor-tesoura-de-cabeça-violeta

(Thalurania glaucopis) 
Ordem Apodiformes 
Família Trochilidae

Conhecido também por tesoura-de-fronte-violeta.

Características: Mede 11,1 centímetros, é verde-brilhante com boné azul-violeta (razão do nome). 

Alimentação: Néctar, com um detalhe interessante: graças a um bico de 1,8 centímetros, somado a uma língua de 4 centímetros, costuma furar o tufo de flor pelo lado de fora, alcançando seu precioso alimento. 

Reprodução: O macho realiza, ao redor da fêmea, voos semicirculares, enquanto exibe o vértice e o peito iridescentes (que apresenta ou reflete as cores do arco-íris). Fazem frequentemente seus ninhos em bambuzais. 

Curiosidades: Gosta ainda de tomar banho de Sol e de espreguiçar depois disso. Ao descansar, costuma ainda colocar suas asas sob a cauda. Como constantemente se lambuza por conta do líquido viscoso das flores (o néctar), tem uma necessidade quase premente de banhar-se regularmente. Toma banho até na chuva.

Nome científico: Thalurania- do grego thalia = abundância, fartura + ouranios = celeste, divino, sagrado; glaucopis – do grego glaukopis = com olhos brilhantes. 

Referências: 
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005. 
Beija-flor-de-fronte-violeta-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,562;4,beija-flor-de-fronte-violeta.aspx. Acesso em: 10/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário