Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Jaçanã

(Jacana jacana)
Ordem Charadriiformes
Família Jacanidae


Conhecida também como aguapeaçoca, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, japiaçoca, marrequinha, menininho-do-banhado, nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçó, piaçoca e pia-sol.
Características: mede cerca de 23 cm de comprimento . possui uma plumagem negra com um manto castanho e o bico amarelo, com um escudo frontal vermelho.
A fêmea do jaçanã, além de ser maior que o macho, é  mais agressiva. Quando dá de cara com um invasor de seu território, voa diretamente sobre o intruso, emitindo um som muito peculiar (como uma risada longa e fina).
Também possui um afiado esporão da mesma cor. Outra característica são os dedos finos e longos. É este detalhe, a base larga, que lhe possibilita fazer caminhadas sobre as plantas aquáticas. Tanto que anda e corre sobre as folhas das plantas aquáticas, como se estivesse em chão seco.
Alimentação: Alimenta-se de insetos e outros invertebrados. Também aprecia grãos.
Reprodução: O ninho desta ave funciona em estruturas formadas por talos de plantas aquáticas, flutuantes, e que, às vezes, fica parcialmente submerso. As fêmeas que escolhem o local e montam pequenos haréns de machos, que normalmente tomam conta dos ninhos. Os ovos, num total de 4, são chocados por 28 dias. O trabalho de incubação e criação dos filhotes é feito pelo macho. Os recém-nascidos já andam sobre a vegetação no primeiro dia de vida, mas são bastante ameaçados por peixes, serpentes aquáticas, grandes anfíbios e jacarés.
Nome científico: Jacana- do nome indígena tupi (Brasil) jasána dado a esta ave.

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Jaçanã-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,223;4,jacana.aspx. Acesso em: 17/01/2012. 

0 comentários:

Postar um comentário