Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Pé-vermelho

(Amazonetta brasiliensis)
Ordem Anseriformes 
Família Anatidae


Ampla ocorrência em lagoas e brejos, em todo o Brasil.

Características: Pernas  vermelhas.  O macho tem bico vermelho, face, lado do pescoço e garganta de coloração branco sujo, peito ocre. A fêmea difere do macho, pois tem o bico cinza e duas manchas brancas acima e diante dos olhos, a face e os lados do pescoço são mais claros. Em voo, tanto no macho como na fêmea se nota uma grande área verde azulada nas asas. Seu voo é geralmente rápido e baixo. Costumam viver em bandos de até 12 aves, algumas vezes são encontradas nas margens juntamente com irerês e marrecas caboclas.

Alimentação: Alimentam-se em banhados onde encontram pequenos crustáceos, peixes e invertebrados como minhocas ou insetos que encontram na água.

Reprodução: Se reproduzem geralmente do fim do verão ao começo do inverno, depositam seus ovos em ninhos perto da água, costumam ter até nove filhotes que ficam com a mãe até atingirem a capacidade de voar.

Curiosidades: Também conhecido como marreca-ananai, asa-de-seda e paturi. Amazonetta - do rio Amazonas + netta, do grego que significa pato e brasiliensis - do Brasil. 

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005. 
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
Pé-vermelho(Amazonetta brasiliensis) Wikiaves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/pe-vermelho. Acesso em 12/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário