Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Maria-faceira


(Syrigma sibilatrix)
Ordem Ciconiiformes
Família Ardeidae




Muito comum no Pantanal, mede aproximadamente 58 cm; geralmente encontrada em pastos, campos, brejos e áreas alagadas, menos ligada a água que outras garças. É vista geralmente sozinha, ás vezes em pares.Voa com o pescoço esticado, diferente da maioria das garças, que costuma voar com o pescoço dobrado em S. 

Características:Ave elegante, coloração singular; bico rosado, preto nas pontas, face nua azul, pernas esverdeadas. Penacho e máscara pretos; face, pescoço e peito alaranjados, coberteiras das asas alaranjadas orladas de preto, por cima cinza azulada e barriga mais clara, quase branca.Quando imaturo, se asemelha ao adulto, exceto pelas cores que apresentam tonalidade mais suave. 

Alimentação: É comum a maria-faceira passar grande parte do tempo andando no solo a procura de alimento, também procura em brejos e alagados, mas não costuma entrar na água. Se alimenta de insetos, anfíbios (como pequenas rãs) e peixes. 

Reprodução: Constrói ninhos em árvores ou arbustos, os ninhos geralmente são construídos com gravetos mal organizados. Se reproduz em casais isolados, os ovos são levemente manchados. 

Curiosidades: Seu canto, emitido geralmente em voo, consiste em uma série de assobios, de onde provavelmente provém o nome científico: Syrigma, do grego surigma=assobio e sibilatrix do latim que quer dizer apito, silvo.


Para visualizar mais imagens desta ave clique aqui
Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
Maria-faceira - Fauna - Terra da gente. Dispponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,217;4,maria-faceira.aspx. Acesso em: 02/01/2012.
Maria faceira (Syrigma sibilatrix) Wiki aves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/maria-faceira. Acesso em: 02/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário