Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Bem-te-vi-rajado

(Myiodynastes maculatus) 
Ordem Passeriformes 
Família Tyrannidae

Conhecido também por bem-te-vi-preto-carijó, suiriri-tinga, pintado e bem-te-vi-do-mato. 

Características: É frequentemente confundido com o bem-te-vi-pirata e o peitica. Uma das diferenças visuais é que é maior que ambos (chega a medir entre 18 e 23 centímetros).
Ao contrário de outros pássaros de sua espécie, este bem-te-vi, pode-se dizer, é quase silencioso. Só canta com certa intensidade ao amanhecer e ao anoitecer.
Visualmente, destaca-se pelo enorme bico e cabeça, além do desenho estriado de sua plumagem (que lhe confere o nome popular). Outra diferença: as listras superciliares brancas não se unem na nuca, como nos demais pássaros de plumagem rajada de sua espécie. 

Alimentação: Insetos e pequenos frutos (considerado um dispersor de sementes). 

Reprodução: O ciclo reprodutivo acontece entre julho e agosto. O ninho em forma de taça é construído pela fêmea, em ocos de árvores. O casal divide a tarefa de cuidar da prole, enfrentando agressivamente prováveis predadores. Os filhotes deixam os ninhos entre 18 e 21 dias após a eclosão dos ovos. 

Nome científico: Myiodynastes – do grego muia = qualquer inseto díptero (que tem duas asas) + dunastes = lorde, soberano, monarca; maculatus – dolatim maculatus = pintado, manchado (maculare = com pintas).

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Bem-te-vi-rajado-Fauna-Terra da gente. Disponível em:http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,462;4,bem-te-vi-rajado.aspx.Acesso em: 10/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário