Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

João-de-barro

(Furnarius rufus)
Ordem Passeriformes
Família Furnaridae


Comum, de ampla ocorrência em áreas abertas, pastos e também em cidades. Mede aproximadamente 18 cm.

Características: Coloração marrom por cima, mais cinzento na coroa, por baixo mais claro, garganta e meio da barriga brancos. Vive geralmente aos casais. Canto forte, dado em dueto pelo casal. Caminha pelo solo com andar típico, alternando pequenas corridas com intervalos, nos quais anda mais devagar.

Alimentação: cupins, formigas, minhocas e possivelmente moluscos. Costuma caminhar pelo chão em busca de insetos, revirando folhas secas.

Reprodução: O casal constrói um ninho em formato de forno, feito geralmente com barro úmido, esterco e palha, não utilizam o mesmo ninho por dois anos seguidos, constroem um novo a cada ano, ás vezes reparam ninhos antigos, podem construir ninhos novos em cima ou ao lado do ninho antigo; depois de abandonado, o ninho é utilizado por outras aves como canário-da-terra, tuim e até por abelhas. Constroem o ninho geralmente em árvores, mas nas cidades onde não há muitas árvores, costumam construir ninhos em postes.  A construção do ninho demora entre 18 e 30 dias. Põe entre 3 e 4 ovos. No interior do ninho há uma parede que separa entrada e câmara incubadora, construída para diminuir a corrente de ar e proteger de possíveis predadores.

Nome científico: Furnarius do latim furnaria = forneiro ( referência ao modo como constroem o ninho) e rufus do latim rufus = rubro, vermelho.

Curiosidades: Há varias lendas sobre esta ave, uma delas diz que por ser uma ave muito fiel, quando o macho descobre que foi traído, fecha a saída do ninho, trancando a fêmea para sempre.

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
João-de-barro-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,124;4,joao-de-barro.aspx. Acesso em: 04/02/2012.
João-de-barro (Furnarius rufus) Wikiaves. Disponível em: www.wikiaves.com.br/joao-de-barro. Acesso em: 04/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário