Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Beija-flor-preto

(Florisuga fusca)
Ordem Apodiformes
Família Trochilidae


Características: medem em média 12,6 centímetros de comprimento, antes do novo nome científico, esse beija-flor também possuía outra alcunha popular: beija-flor-preto-e-branco. Isso porque quando expande a cauda em leque, a cor branca aparece em destaque. Aliás, essa ave parece manter-se mais parada no ar do que os demais, só para ressaltar esse contraste. O branco segue até os flancos e forma uma faixa sobre o crisso (região ao redor da cloaca (câmara comum onde os sistemas digestivo, excretor e reprodutor descarregam seus produtos)). Os indivíduos mais jovens são negros quase na totalidade, manchados de pardo. A cauda é canela ou negra, o branco aparece somente nas retrizes laterais.
Alimentação: O açúcar é a base de sua alimentação (presente no néctar das flores). Mas também se alimenta de pequenos invertebrados, principalmente aracnídeos.
Reprodução: Para começar, o macho faz um voo nupcial, com perseguições em ziguezagues à fêmea. Quando pousam, fecham e abrem as asas em frenesi. O ninho é tecido com teias de aranha e com sementes de paina. Em forma de tigela, fica fixado com fios na vegetação.
Curiosidades: O beija-flor-preto, embora já tenha sido classificado assim, não é endêmico do Brasil. Há mais de 50 anos ele é registrado no Uruguai. Seu canto agudo lembra o de morcegos, mas possui vozes diferentes para expressar ataque e alarme.
Nome científico: (Florisuga fuscus) Florisuga – do latim flos= flor + sugere = sugar, puxar, embeber, chupar, fuscus- do latim fuscus = marrom ou castanho, pardo, fusco, enegrecido.
Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Beija-flor-preto-Fauna-Terra da gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,646;4,beija-flor-preto.aspx. Acesso em: 15/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário