Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Coleirinho

(Sporophila caerulescens)
Ordem Passeriformes
Família Emberizidae

 MACHO
 FÊMEA

Conhecido também como coleiro, coleirinha, papa-capim ou papa-arroz. 

Características: mede no máximo 11 centímetros, possui dimorfismo sexual sendo o macho com uma faixa no papo, tem ainda ao lado da garganta uma espécie de bigode. Seu bico é amarelado ou levemente cinza-esverdeado, a fêmea é toda parda. 

Alimentação: sementes dos capinzais. Detalhe: seu pouco peso e tamanho reduzido ajudam o coleirinho a alcançar as sementes subindo nas hastes das plantas. 

Reprodução: Para começar, o casal se afasta de seu bando e estabelece um novo território para procriar, cabe à fêmea a tarefa de fazer o ninho (geralmente em árvores e arbustos no contato entre a mata e o campo aberto), enquanto o macho canta para espantar outros coleiros da área. O período reprodutivo vai de outubro a fevereiro. O ninho, em forma de tigela, é feito de gramíneas, raízes e outros tipos de fibra vegetal. É posto sobre arbustos a poucos metros do chão. A cada ninhada são incubados dois ovos, por cerca de duas semanas. São de 3 a 4 chocos por ano. Após o nascimento, os filhotes abandonam o ninho com 13 dias. Com pouco mais de um mês já se alimentam sozinhos. 

Nome científico: Sporophila- do grego sporos = semente + philos = que tem gosto ou predileção por, caerulescens – do latim caerulescens = azulado (as formas ortográficas caerulescere e caerulescens não pertencem ao latim clássico, porém representam uma derivação de caeruleus = azul celeste, da cor do céu).

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Coleirinho-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,417;4,coleirinho.aspx. Acesso em: 22/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário