Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Coruja buraqueira

(Athene cunicularia)
Ordem Strigiformes
Família Strigidae



Muito comum em campos, pastos, terrenos baldios,etc.Vive bem em áreas urbanas. Mede aproximadamente 23 cm, os machos são um pouco maiores e de coloração mais clara que as fêmeas.

Características: Olhos amarelos, sombracelhas brancas, pernas emplumadas; por cima marron com manchas brancas, por baixo coloração branco sujo com manchas cor de terra , fêmeas mais escuras que os machos. Vive geralmente em grupos familiares ou em casais. Terrícola, tem hábitos diurnos e noturnos.

Alimentação:  Alimenta-se principalmente de insetos, mas pode predar também roedores, filhotes de aves, répteis, entre outros.

Reprodução: Contrói seu ninho em buracos no solo, ás vezes em cupinzeiros, embaixo de pedras, em buracos de tatu, entre outros. O macho fica com a tarefa de buscar alimentos e proteger os filhotes enquanto estão no ninho. São estremamente protetoras dos filhotes, ao sinal da aproximação de qualquer perigo encaram o invasor, emitem gritos de alarme e se necessário atacam. Quando os filhotes ouvem os gritos de alerta dos pais, se escondem no buraco do ninho.

Curiosidades: O nome cunicularia vem do latim cunicularius = mineiro. A coruja buraqueira tem o hábito de colocar estrume em volta da entrada do ninho, o estrume atrai o besouro-do-estrume, que acaba servindo de alimento para as corujas.

Para visualizar mais imagens desta ave clique aqui. 
Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
GWYNNE, John A. e outros (tradução Martha Argel). Aves do Brasil Pantanal e Cerrado. São Paulo, ed. Horizonte, 2010.
Coruja buraqueira-Fauna-Terra da gente.Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,32;4,coruja-buraqueira.aspx. Acesso em 05/01/2012.
Coruja buraqueira (Athene cunicularia) Wikiaves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/coruja-buraqueira. Acesso em : 05/01/2011.

0 comentários:

Postar um comentário