Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Curutié

(Certhiaxis cinnamomea)
Ordem Passeriformes 
Família Furnariidae


É conhecido também por marrequito-do-brejo, coruíra-do-brejo, joão-teneném-do-brejo, corrucheba, joão-do-brejo e xexeuzinho-do-brejo. 

Características: mede cerca de 14,5 centímetros, suas partes superiores são pardo ferrugíneas e as inferiores, esbranquiçadas. Na cantoria, lembra uma saracura (Laterallus melanophainus), só que em volume menor. Geralmente o casal de curutiés costuma cantar em dueto. 

Alimentação: Insetos, larvas, aranhas e outros artrópodes e moluscos. 

Reprodução: O ninho é feito de gravetos, em pequenas moitas ou montado em forquilhas, com acesso feito por um tubo ou chaminé vertical. Uma coisa é certa: o lugar escolhido tem que ser próximo a cursos da água. Esse pássaro procria em quase todos os meses do ano. A fêmea põe, em média, 3 ovos de cor creme-clara. Os filhotes nascem após 14 a 15 dias de incubação. Com cerca de 18 dias já abandonam o ninho para enfrentar a própria vida. 

Nome científico: Certhiaxis- do gênero Certhia = pássaro (parecido com as subideiras); cinnamomea- do latim cinnamomeus = cor de canela, marrom-claro (cinnamum= canela).

Referências: 
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005. 
Curutié-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,623;4,curutie.aspx. Acesso em: 22/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário