Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Garibaldi

(Agelaius ruficapillus)
Ordem Passeriformes
Família Icteridae

 MACHO
 FÊMEA

Conhecido também como dó-ré-mi e pássaro-do-arroz.

Características: mede cerca de 17,5 centímetros, possuem dimorfismo sexual, o macho apresenta plumagem negra, tendo a coroa, a garganta e o peito em vermelho fosco, a fêmea apresenta plumagem pardo-olivácea, com barriga e lado superior estriados de negro e pardacento-claro.

Alimentação: Sementes, frutas e pequenos insetos.

Reprodução: Em geral a fêmea põe de 2 a 3 ovos. O ninho é em forma de cestinha, normalmente estofada de lã. Sua construção acontece em forquilhas de arbusto no brejo, em árvores ou palmeiras. Os ovos são levemente azulados, com pequenas manchas escuras. A incubação dura, em média, 14 dias. Depois de 40 dias do nascimento, os filhotes estão no mundo por si mesmo. A maturidade sexual acontece aos 12 meses. Já o acasalamento se dá na Primavera e no Verão.

Curiosidade: O canto são assobios, seguidos de um trinado muito longo. Aliás, canta frequentemente durante o voo e plaina de asas e caudas bem esticadas ao aterrar.

Nome científico: Agelaius – do grego agelaios = revoada, bando de pássaros gregários (referência ao gênero desses pássaros, que se reproduzem em grandes colônias, reunindo-se em imensos bandos no inverno); ruficapillus- do latim rufus = vermelho + capillus = boné, quepe (referente à cabeça).

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Garibaldi-Fauna-Terra da Gente.Disponível em : http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,402;4,garibaldi.aspx. Acesso em : 11/01/2012.
Garibaldi (Chrysomus ruficapillus) Wikiaves. Disponível em: http://www.wikiaves.com/garibaldi. Acesso em: 11/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário