Páginas


Aves - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Aves em ScrapsWEB.com.br

Frango-d'água-comum

(Gallinula chloropus)
Ordem Gruiformes
Família Rallidae
Conhecido também como jaçanã-galo, peituda e galinha-d'água. 
Características: Relativamente pequeno: não passa de 30 centímetros de comprimento. Ele pode viver solitário ou em pequenos bandos. Fisicamente, o frango-d'água é cinza escuro, embora, de longe, pareça negro. Tem ainda uma série de linhas brancas, relativamente largas, abaixo da asa fechada. Na cabeça, um grande escudo frontal vermelho, que se une à pele nua e vermelha da base do bico. Nas pontas, é amarelo.
Alimentação: Sua principal alimentação tem origem vegetal. Mas em geral caça invertebrados e pequenos vertebrados. Como insetos, larvas, moluscos e peixes.
Reprodução: Normalmente o frango d'água constrói seu ninho no interior de brejos, em suas margens ou em plataformas flutuantes (feitas de vegetação aquática). Diferentemente de outras aves monogâmicas, o seu sistema de reprodução é a três (dois machos para uma fêmea ou vice-versa). E não é só essa a novidade: às vezes deixam os ovos, que botam de 6 a 12 unidades, para que "pais adotivos" dêem conta de chocá-los e criar seus filhotes. O período de incubação é de 21 dias.
Nome científico: Gallinula- do latim gallinula = pequena galinha ou frango (expressão utilizada por Gesner [1555] para a galinha-d’água [G.chloropus], referente ao modo desta espécie andar, e ao fato de ficar com o rabo eriçado, levantado); chloropus- do grego khloros = verde-amarelado + pous = os pés.

Referências:
FRISCH, Johan Dalgas e outros. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. São Paulo, ed. Dalgas Ecoltec, 2005.
Frango-d'água-comum-Fauna-Terra da Gente. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,242;4,frango-dagua-comum.aspx. Acesso em: 18/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário